
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Feliz Ano Novo!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
o início
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
changes
Ela, como inúmeros humanos naquele instante se sentia triste, não tinha vontade de chorar, não queria conversar sobre o assunto, e no fundo ela sentia que não tinha nada a dizer... Mesmo com o passar dos dias, as palavras não se ajustavam aos espaços dentro de sua cabeça, até o sono ela perderá, e pela primeira vez a noite inteira revirando na cama, não a ajudou a colocar as coisas no lugar.
Quando ela não se sente bem, e não sabe o que fazer a respeito, ela simplesmente dá um jeito de mudar algo. Faz algo diferente, fora do comum, na tentativa de ser surpreendida por algum sentimento súbito de alegria, possivelmente passageiro, mas que traga de volta aquela certeza de que ela está fazendo a coisa certa.
Ela levantou pela manhã e ficou parada em frente ao espelho se perguntando: o que fazer diferente hoje? Nada lhe veio à mente. Então ela seguiu fazendo suas atividades que já estavam previstas para o dia... E nem ela sabe dizer em que momento e porque surgiu a idéia, mas só ela e seus mais íntimos amigos entendem quão diferente isso é para ela.
Esmalte preto.
“Não basta pensar, é preciso sentir nosso destino”
(Miguel de Unamuno)
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
true
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
(L)
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
ponto de corte
Entrou em casa já passava da meia noite, fez o caminho de sempre em direção ao interruptor da lâmpada, ao lado do espelho, mas diferente do de costume, ficou ali parada, diante de sua própria imagem... E como pensamentos voltam tão rapidamente quanto vão embora, os dela estavam todos diante dela e do espelho...
Ela ficou longos minutos analisando cada sentimento que lhe havia percorrido a mente e o corpo naquele instante. Medo, ela sentiu medo... Uma lágrima começou a se formar em seus olhos, vagarosa, tímida, foi ai que ela viu através do espelho seu imenso quadro de fotos, com apenas um sorriso a se destacar no retângulo azul, a lágrima se encolheu dando lugar a um sorriso que começou no olhar e se estendeu para os lábios, como que retribuindo o sorriso da foto...
E ela percebeu que não havia decisão a ser tomada, o que tivesse que ser, seria! A diferença é que agora ela sabe que tudo passa, de uma forma ou de outra.
Colocou o pijama e foi dormir pensando naquele sorriso, acho até que adormeceu com um sorriso nos lábios...
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
quase 15
"Abre os teus armários, eu estou a te esperar
Para ver deitar o sol sobre os teus braços, castos
Cobre a culpa vã, até amanhã eu vou ficar
E fazer do teu sorriso um abrigo..."
(Casa Pré-Fabricada - Los Hermanos)
Cheiiiiinha de ansiedade pra amanhã! x)
terça-feira, 5 de outubro de 2010
4712
Eu desejo, que como eu, todos tenham com quem conversar depois de um dia angustiante, pra chorar uma aflição, pra pedir um conselho, ou mesmo pra conseguir força quando seu estômago te diz que você não vai conseguir...
...que Assim Seja!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
fato
"É um amor tal Fênix
que depois de uma queimada de mágoas
renasce das próprias cinzas de amargura."
[Florbela Espanca]
domingo, 26 de setembro de 2010
raiva
Tem situações que você não consegue evitar um sentimento profundo de decepção, e claro que existem aqueles casos em que a decepção é sobre o que você criou da pessoa, o que você queria que ela fosse, mas existem momentos que você sente profunda decepção pelo que alguém se tornou, ou mais ainda por essa pessoa sentir orgulho de si, mesmo você sabendo que ela não tem coragem de se olhar no espelho e perceber quem ela realmente é, que é o que realmente importa. Me pergunto todos os dias, como ela consegue se olhar no espelho e ter orgulho de quem ela é?
E tudo isso me dói.
domingo, 19 de setembro de 2010
amirgál
"...Tudo que você tem
Não é seu
Tudo que você guardar
Pertence ao tempo
Que tudo transformará
Só é seu! Aquilo que você dá...
Tudo aquilo que você escondeu
Tudo que não quis mostrar
Deixe que o tempo
Com tempo vai revelar
E tudo que você não percebeu
Tudo que não quis olhar
É como o tempo
Que você deixou passar..."
(Pop Zen - Família Caymmi)
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
maresia
"Amanhã, talvez
Esse vendaval faça algum sentido
Dá pra se dizer
Qualquer coisa sobre todo mundo
Por hoje é só
Vou deixar passar a ventania
Talvez amanhã
Vento, vela e velocidade..."
(Depois da Curva - Pouca Vogal)
Um pedido sussurrado, pra preencher por dentro e por fora.
Um pedido sufocado, pra cuidar de si, e só.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
pesquisa-ação
quarta-feira, 28 de julho de 2010
A porta
Deitada na cama, mirava o teto, enquanto sentia o vento gelado enfriar-lhe a ponta do nariz... Fechou os olhos. O quarto vazio foi sendo preenchido rapidamente por lembranças, sentimentos e pensamentos, todos embaralhados. Passou horas tentando separar o bom do ruim, o certo do errado, o novo do velho... Mania de organização. Organizar as coisas lhe dava uma leve sensação de poder, como se estivesse no controle, mas dessa vez todas as tentativas foram falhas. E de repente em meio a todo aquele emaranhado de palavras, sons, cheiros, gostos e rostos, uma pequena frase pareceu tomar proporções absurdamente grandes, chegando a preencher o quarto por completo. Não era, sem dúvidas, a resposta para nenhuma das perguntas, nem mesmo justificava ou servia de base para um argumento, mas foi, naquele momento, tudo que ela precisava saber...
Como de costume, ela pensava demais. Longe de ser uma calculista, mas sem dúvidas uma viciada em ponderação. Ela abriu os olhos, levantou, fechou a janela e voltou para a cama, dessa vez para debaixo das cobertas.
E a porta? Aberta, a porta está aberta.
terça-feira, 13 de julho de 2010
13 e 07
é preciso inventar de novo o amor."
(Carta ao Tom - Toquinho e Vinícius de Moraes)
sábado, 26 de junho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
lê
"Ela é uma moça de poses delicadas, sorrisos discretos e olhar misterioso. Ela tem cara de menina mimada, um quê de esquisitice, uma sensibilidade de flor, um jeito encantado de ser, um toque de intuição e um tom de doçura. Ela reflete lilás, um brilho de estrela, uma inquietude, uma solidão de artista e um ar sensato de cientista. Ela é intensa e tem mania de sentir por completo, de amar por completo e de ser por completo. Dentro dela tem um coração bobo, que é sempre capaz de amar e de acreditar outra vez. Ela tem aquele gosto doce de menina romântica e aquele gosto ácido de mulher moderna."
(Caio Fernando Abreu)
sábado, 12 de junho de 2010
domingo, 6 de junho de 2010
CXIII
Nunca percas a esperança.
Haja o que houver, permanece confiando.
Se tudo estiver contra, e o insucesso te ameaçar com o desespero, ainda aí espera a divina ajuda.
Somente nos acontece o que será de melhor para nós.
A lei de Deus é de amor. E o amor tudo pode, tudo faz.
Quando pensares que o socorro não te chegará em tempo, se continuares esperando, descobrirás, alegre, que ele te alcançou minutos antes do desastre.
Quem se desespera já perdeu parte da luta que irá travar, avançando prejudicado.
(do livro Vida Feliz - Divaldo P. Franco pelo espírito Joanna de Ângelis)
quinta-feira, 3 de junho de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
(coração)
Temos o costume de confundir amizade com onipresença, e exigimos que as pessoas estejam sempre por perto, de plantão. Amizade não é dependência, submissão. Não se tem amigos para concordar na íntegra, mas para revisar os rascunhos e duvidar da letra. É independência, é respeito, é pedir uma opinião que não seja igual, uma experiência diferente.
Se o amigo desaparece por semanas, imediatamente se conclui que ele ficou chateado por alguma coisa. Diante de ausências mais longas e severas, cobramos telefonemas e visitas. E já se está falando mal dele por falta de notícias. Logo dele que nunca fez nada de errado!
O que é mais importante: a proximidade física ou a afetiva? A proximidade física nem sempre é afetiva. Amigo pode ser um álibi ou cúmplice ou um bajulador ou um oportunista, ambicionando interesses que não o da simples troca e convívio.
Amigo mesmo demora a ser descoberto. É a permanência de seus conselhos e apoio que dirão de sua perenidade. Amigo mesmo modifica a nossa história, chega a nos combater pela verdade e discernimento, supera condicionamentos e conluios. São capazes de brigar com a gente pelo nosso bem estar.
Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis na maturidade. Aqueles que não estão perto podem estar dentro. Tenho amigos que nunca mais vi, que nunca mais recebi novidades e os valorizo com o frescor de um encontro recente. Não vou mentir a eles, “vamos nos ligar?”, num esbarrão de rua. Muito menos dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento.
Eles me ajudaram e não necessitam atualizar o cadastro para que sejam lembrados. Ou passar em casa todo final de semana ou me convidar para ser padrinho de casamento, dos filhos, dos netos, dos bisnetos. Caso os encontre, haverá a empatia da primeira vez, a empatia da última vez, a empatia incessante de identificação.
Amigos me salvaram da fossa, amigos me salvaram das drogas, amigos me salvaram da inveja, amigos me salvaram da precipitação, amigos me salvaram das brigas, amigos me salvaram de mim.
Os amigos são próprios de fases: da rua, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da faculdade, do futebol, da poesia, do emprego, da dança, dos cursos de inglês, da capoeira, da academia. Significativos em cada etapa de formação. Não estão na nossa frente diariamente, mas estão em nossa personalidade, determinando, de forma perceptível, as nossas atitudes.
Quantas juras foram feitas em bares a amigos bêbados e trôpegos?
Amigo é o que fica depois da ressaca. É glicose no sangue. A serenidade.
(Fabrício Carpinejar)
obs: reproduzindo porque era impossível parafrasear... :)
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Um dia.
O dia amanheceu preguiçoso... O sol não apareceu completamente, deixando que as nuvens encobrissem parte de seu brilho, dando um clima acinzentado ao céu. O movimento contínuo e cada vez mais rápido das nuvens fez da tarde algo confuso, nem chuva nem sol, mas se podia ver claramente o pesar das nuvens, que foi tomando conta do céu inteiro. A chuva forte dessa vez não traria a calmaria e limpeza que o o céu desejava. Assim, o fim da tarde recepcionou a noite com uma chuva fina, que não fez o céu mais leve, mas dispersou o peso...
terça-feira, 4 de maio de 2010
S e 2
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Caleidoscópio
Quando ela me olhou nos olhos, eu desviei. Temi que ela sentisse que eu não sabia como ajudá-la, que eu me sentia perdida diante dela, que eu recuava porque perto dela me sentia vulnerável. E algo dentro de mim dizia que mesmo sem que eu dissesse, ela sabia exatamente o poder que tinha em mãos, e calculava meticulosamente cada ação que adiante fosse executar.
É difícil ter que olhar alguém que você aprendeu a amar desde muito nova com um olhar cauteloso, analítico, repressor e por vezes insensível.
Enxergo em cada movimento dela, um pedido de ajuda. O olhar suplicava por algo que nem ela mesma sabia o que era. As palavras enrolavam na língua, embaraçando quem falava e quem ouvia. Tudo nela gritava socorro.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Descoberta
Hoje em meio ao balançar, desconfortável e inconstante, do ônibus e o sono que fazia meus olhos fecharem e abrirem levemente a cada pequeno desnível no caminho, uma pergunta me veio à mente... Eu me perguntava, que marca eu quero deixar no mundo?
Engraçado, que a resposta me foi mostrada, alguns minutos depois, uma cena que deveria ser comum, mas não é. Solidariedade, compreensão, caridade e muita doçura, em um gesto simples de amparo... Duas pessoas desconhecidas se tratando com amor e se ajudando mutuamente!
Meu sorriso foi instantâneo, e naquele momento eu soube que a marca que eu quero deixar no mundo, é o amor! Aquele amor incondicional ao próximo, que a gente tanto escuta falar. E não é fácil, nem pouco, mas é sem dúvidas o objetivo principal da existência humana!
"Se faltar calor, a gente esquenta
Se ficar pequeno, a gente aumenta
E se não for possível, a gente tenta
Vamos velejar no mar de lama
Se faltar o vento, a gente inventa"
[Pose - Engenheiros do Hawaii]
terça-feira, 30 de março de 2010
.
"Amor não é amor, que se altera quando encontra alteração. É uma marca rígida, que aparece numa tempestade e nunca se abala. Amor não se transforma de hora em hora, mas surge mesmo à beira da morte."
domingo, 14 de março de 2010
espelho
A maioria das pessoas tem dificuldade de se doar, de amar, de demonstrar preocupação, afeto, carinho, de dizer a alguém a importância que ela tem na sua vida... Na realidade são poucas as pessoas que nunca sentiram essa dificuldade, mas acho que tem um ponto, não sei exatamente onde, que as coisas mudam, se invertem. Não sei se pelo curso normal da vida, pelas experiências vividas, ou mesmo por opção individual, só sei que a situação se inverte. É quando não dizer, não doar, não amar... É doloroso.
É tão difícil conter uma palavra de carinho, segurar um 'eu amo você', impedir os dedos de discarem um número, mandar os braços largarem o abraço... É tão mais difícil, 'deixar de', o coração se contorce em desacordo com a razão e trava-se uma batalha constante de você, com você mesma.
terça-feira, 9 de março de 2010
sonho seriado
"O problema... não é o passado ou o presente, porém o futuro, a prevenção sempre catastrófica. Usamos a hostilidade para exigir respostas quando nem sabemos direito quais são as perguntas." (Fabrício Carpinejar)
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
desenho
Aos poucos foi cedendo a calmaria que a melodia, que ecoava entre aquelas quatro paredes, a fazia sentir. Deixou que as cores, de diversas tonalidades, enchessem seus olhos de vida. Seu pensamento foi se abrigar em palavras escritas atrás de panfletos de festas, restaurantes ou mesmo naquelas folhas de papel quadriculado que ela costumava usar para desenhar nas aulas entediantes...
Ler o que ela mesma tinha escrito a algum tempo atrás, lhe trouxe uma emoção incontrolável, ela se sentia inspirada, pela intensidade das palavras que estavam naqueles papéis, por um segundo não acreditou que tinha sido ela própria a traduzir, com tanta intensidade, sentimentos tão verdadeiros...
Usou as cores, a música e um pedaço de papel e transformou aquele momento, só dela, em força.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
tempo
domingo, 14 de fevereiro de 2010
domingo, 7 de fevereiro de 2010
sorte
"...Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou..."
[Tudo novo de novo - Paulinho Moska]
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
ponto
"- É sobre ser cuidadoso com o seu coração!
- Você está certa... Mas se você estiver sempre procurando razões para não ficar com alguém... Você vai sempre encontrá-las. E acho que em algum momento, talvez, você deva deixar fluir e dar ao seu coração o que ele merece..."
[One Tree Hill - 11º epi. - 3ª temporada]
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
cap. 9
"(...) - Use aquele vestido vermelho - aconselhou Thomas. - Você fica muito sexy nele...